Ruy Garcia de Castro

Investigación de xenealoxías
Responder
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Ruy Garcia de Castro

Mensaje por Samuel c o castro »

Prezados colegas,

Encontra-se neste site http://pares.mcu.es/ParesBusquedas/serv ... ud=5698444 , a ejecutoria del pleito litigado por Dom Ruy García de Castro, vecino de Talavera de la Reina (Toledo) - Archivo de la Real Chancillería de Valladolid,REGISTRO DE EJECUTORIAS,CAJA 574,13 , podendo-se visualizar 12 páginas, com opção de se utilizar o aumento da página em até 100% através do sinal + no lado esquerdo da página.

Este personagem é pai de Dom Lope García de Castro, vice rei do Perú, cujo ramo ainda não está entroncado em minha base dos Castros. E tenho como objetivo ligar esta linhagem junto as demais. Algum colega conhece algum estudo que dê a ascendência desse Ruy Garcia de Castro?

Já tenho lido, com certa facilidade, muito material manuscrito em português. Para a língua espanhola escrita em letras de forma, consigo entender grande parte. Mas como o documento acima citado está em espanhól, estou tendo muita dificuldade, não só pela língua, como também pelo manuscrito em si, que não está sendo possível entender o conteúdo em geral.


Aos colegas que tenham experiência na leitura de documentos antigos de Arquivos espanhóis, venho por meio desta, pedir-lhes, se possível informarem-me, se nas PÁGINAS que abaixo lhes indico, para facilitar, em que são citados o Ruy Garcia de Castro, se constam dados sobre ele de interesse genealógico, como pais, irmãos, esposa, propriedades, ou mesmo sua localidade de origem?

2 (folha única), no início e, - no final

3 (folha da direita), no início

4 (folha da esquerda), no meio

5 (folha da esquerda), no meio – TRÊS vezes

7 (folha da direita), no meio

8 (folha da esquerda), no início – TRÊS vezes

8 (folha da esquerda), no final

9 (folha da esquerda), ........... Garcia de Castro - Qual o nome completo?

9 (folha da esquerda), no meio – DUAS vezes

9 (folha da direita), no início e - no meio

10 (folha da direita), no final

11 (folha da esquerda), no início, DUAS vezes - no meio e - no final

11 (folha da direita) ...........-7.1543 – O dia refere-se a 26?


Fico-lhes muitíssimo agradecido no que for possível informar.


Ótima semana para todos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Breo-jan
Super Foreiro
Super Foreiro
Mensajes: 640
Registrado: 20 Mar 2006, 09:00
Contactar:

Re: Ruy Garcia de Castro

Mensaje por Breo-jan »

Prezado Samuel.No documento nao se dam datos genealógicos ou de filiaçao de Ruy García de Castro.De Leonor Maldonada sim.Na imagem 9,folha esquerda diz Rodrigo García de Castro,refírese ao mesmo Ruy García de Castro.Na imagem 11 diz ''sobre lo suso dho(dicho=dito) por ante Juan Rodríguez,escribano,en la dha villa de Vallid(Valladolid) a seys dias del mes de Jullio deste dho ¿presente? año(1543)... ''...No tocante a Pedro de Castro e Araújo,que casou com Isabel Sanches,pois nom sei o nome dos pais aínda.Ficaria moito grato se voçê me da algum dato da ascendença dele.
 
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Ruy Garcia de Castro

Mensaje por Samuel c o castro »

Prezado Breojan,

Muito obrigado pelos esclarecimentos sobre o documento de Ruy Garcia de Castro, pessoa que consegui apurar as seguintes informações:

Ruy Garcia de Castro – N-1475 – F-1550 – Sr. de Posada de Rio. Em 2.3.1529, em conjunto com seus filhos Lope e Alonso, teve o benefício da Igreja de Santa Maria de Vilanueva de Valdueza. Bacharel.
Esposa: Maria de Neira – Fhs:
A) Lope Garcia de Castro y Baeza de Grijalba – N-Vilanueva de Valdueza, Bierzo, León - F-1576 – Embarcou em 1563 e foi Governador do Peru. Estudou no colégio de San Bartolomé de Salamanca, onde licenciou-se em leis. Catedrático na citada Universidade. Em 2.3.1529, em conjunto com seu pai Ruy e seu irmão Alonso, teve o benefício da Igreja de Santa Maria de Vilanueva de Valdueza. Em 11.3.1532, serviu como Juiz de residência no lugar de Cobrana, em Bierzo, e em 28.5.1532, em Vilanueva de Faldueza. Oidor na Real Chancelaria de Valadolid, em 1541. Membro do Conselho das Índias e do Conselho Real, de D. Felipe II, até 1564. É nomeado para ocupar a Presidência da Real Audiência de Lima, e o Governo do Perú, onde foi Vice Rei e Capitão General, de 1564 a 26.11.1569. Em 25.10.1564, chegou em Lima, no Perú. Sendo governador, conseguiu a autorização de D. Felipe II, para a construção de um porto na Baia da Plata, e nas cercanias deste, se foi assentando a cidade de Buenos Aires. Em 1565, fundou a Casa de Moeda de Lima. Em 1566, começa a exploração da mina de Azogre de Huancavelica, na serra dos Andes Peruanos. Mandou armar 2 navios, que saíram de Lima em 20.11.1567, para explorar o sudoeste do Pacífico, tendo no comando seu sobrinho Álvaro Rodriguez de Mendaña. Em 26.11.1569 entregou seus cargos a D. Francisco de Toledo. NA América, levam seu nome as cidades de Castro, no Vale de Vili e, a cidade de Castro, no Arquipélogo de Chiloé. Regressou à Espanha, continuou a servir o Conselho das Índias, vivendo na Corte do Rei. Fundador de umas memórias e obras pias na Vila de Ponferrada. Cavaleiro da Ordem de Santiago. Testou em 2.1.1576, não podendo assinar, o fez o médico de sua majestade o Doutor Ortega. Em 8.1.1576 foi entregue seu Testamento para ser aberto. Deixou como herdeira sua filha Maria de Castro.
Esposa: ................. – Fhs:

1) Maria de Castro – Herdeira de seu pai em todos os seus bens.
Esposo: Antônio Cabeça de Vaca – Sr. da Vila Hamete e Macudiel – s. s.

B) Alonso Garcia de Miranda – F-1543 – Reitor de San Pedro Casteñero, de 1527 a 1543. Em 2.3.1529, em conjunto com seu pai Ruy e seu irmão Lope, teve o benefício da Igreja de Santa Maria de Vilanueva de Valdueza.

C) Bartolomé Garcia de Castro – F-1576 - Reitor de San Pedro Casteñero, de 1545 a 1576. Clérigo. Teve o beneficio da igleja de Santa Maria de Vilanueva de Valdueza.

D) Antônio Garcia de Miranda

E) Ana de Neyra e Castro – F-31.5.1579 - Sr. de Posada de Rio, de 1519 a 1579.
Esposo: Álvaro de Mendaña de Ucero – N-1492 – F-1528, em Vilanueva de Valdueza – 2º Sr. de San Pedro Castañero del Barrio de Abajo, de 1515 a 1528. Sr. da Casa de Mendaña – Castelano da Fortaleza de Cornatel, em Vila Velha, de 1523 a 1528 - Fhs:
1) Lope de Mendaña Osório – N-1523, San Pedro Castañero, Bierzo – F-1594 – 3º Sr. de San Pedro Castañero, de 1528 a 1594. Sr. da Casa de Mendaña , de S. Pedro Casteñero e de Posada del Río. Na ausência de filhos de D. Maria de Castro, ele foi nomeado 2º herdeiro do Padronazo, no testamento do avô Lope Garcia de Castro.. Patrono da Igreja de Santa Maria de Vilanueva de Valdueza, que institui e fundou seu tio Lope Garcia de Castro.
Esposa: Maria Rodriguez – Dentre outros Fhs:
a) Maria de Mendaña e Castro (ou Maria Rodriguez) – Esposo: Francisco Álvarez Mandonado – 2º Sr. de Priaranza – Testou em 1593 – Fhs:
a.1) Gonçalo Álvarez Maldonado – Esposa: Catalina de Valdés – c. s.
2) Antônio de Mendaña Osório – N-1526 – F-1558 – Prebístero
3) Álvaro de Mendaña Osório – N-1529 – F-1574 – Reitor de San Pedro Catañero, de 1558 a 1574. Cônego de Vilafranca.
4) Lope de Mendanha Osório e Castro - Cura e Reitor de San Pedro Castañero, em Bierzo, Diocese de Astorga. Herdou os benefícios da Igreja de Santa Maria de Vilanueva de Valdueza, que seu tio avô Lope Garcia de Castro fundou e instituiu, cujos bens tomou posse em 1607.

F) Isabel de Neyra e Castro – F-1573 – Esposo: Hernán Rodriguez – Fhs:
1) Álvaro Rodriguez de Mendaña – N-1542, no lugar de Congosto, em terras leonesas de El Bierzo. Com 21 anos de idade, embarcou com o tio Lope Garcia de Castro para o Peru. Adelantado do Pacífico. Em 20.11.1567, saiu de Lima, no Perú, comandando 2 navios que foram armados pelo seu tio Lope Garcia de Castro, para explorar o sudoeste do Pacífico, onde decidiu ir à Filipinas. Ainda nessa viagem, em 15.1.1568, batizou uma ilhota de Jesus e, em 17.2.1568, avistaram uma ilha de montanhas elevadas, que batizou de Santa Isabel da Estrela, que tomaram posse em nome do Rei da Espanha. Mais a oeste descobriram as ilhas que nomeram: Las Palmas, Los Ramo, Buena Vista e Guadalcanal. Ao retornarem, descobriam as ilhas de San Cristóvan, Santa Catalina e Santa Ana e, em 22.6.1569, chegaram a Acapulco. Ao conjunto de ilhas ele deu o nome de “Ilhas Salomão”. General. Em 17.12.1573, em Madri, seu tio D. Lope Garcia de Castro, aautorizou ele a vender o direito que tinha nos bens que lhe deixou seu avô Ruy Garcia de Castro, no lugar de Salas de los Barrios.
2) Juan Rodriguez de Castro – Na ausência de filhos de D. Maria de Castro e de D. Lope de Mendanha Osório, ele foi nomeado como opção de 3º Herdeiro, no testamento do avô Lope Garcia de Castro.

Referências:
a) LOS MENDAÑA Y EL SEÑORIO DEL BARRIO DE ABAJO DE SAN PEDRO CASTAÑERO. Autor: Manuel I. Olano Pastor. año 2002.
b) D. Álvaro de Mendaña y sus Orígenes bercianos – De Vicente Fernández Vázquez
c) Revista española Del Pacífico – Asociación Española de Estudios Del Pacífico – Nº 4, Ano IV, Enero-Diciembre 1994.
d) "Don Lope Garcia de Castro y Baeza de Grijalba" – De José Diego Garcia Rodriguez Cubero, em http://www.saber.es/web/biblioteca/libr ... lustre.pdf .
e) La otra historia de Ponferrada segun los notários de La Vila (Siglo XVI) – De José Diego Garcia Rodriguez Cubero, em http://www.saber.es/web/biblioteca/libr ... storia.pdf .

X
Informações complementares serão muito bem vindas.

Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Ruy Garcia de Castro

Mensaje por Samuel c o castro »

COMPLEMENTO de minha mensagem de ontem:
Breo-jan escribió:No tocante a Pedro de Castro e Araújo,que casou com Isabel Sanches,pois nom sei o nome dos pais aínda.Ficaria moito grato se voçê me da algum dato da ascendença dele.
Prezado Breogan,

Sobre o Pedro de Castro e Araújo, que casou com Isabel Sanches, também não tenho a ascendência dele e é exatamente o que também procuro. Em minha base tenho o nome dele como pendência de entroncamento junto aos demais, pois um descendente dele, de distante grau de linhagem, Pedro de Castro Moscoso e Ulloa casou com Ana Trancoso de Lira (ou Antônia Trancoso de Lira), sendo esta neta de Francisco Correia Trancoso de Lira c. c. Germineza Pereira de Castro, esta do tronco dos Castros de minha base.

Se por acaso descobrires a ascendência dele e puder fazer a gentileza de aqui informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Ruy Garcia de Castro

Mensaje por Samuel c o castro »

Prezados colegas,

Reitero se conhecem alguma obra que retrate a ascendência do referido RUY GARCIA DE CASTRO?

Ficarei muito grato por dados da ascendência dele. Abraço a todos.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Avatar de Usuario
sandraafer
Super Foreiro
Super Foreiro
Mensajes: 526
Registrado: 02 Jul 2009, 16:00

Re: Ruy Garcia de Castro

Mensaje por sandraafer »

Hola

Encontré este artículo en un blog firmado por Fanny Peñaranda Bueno,tal vez ella pueda ofrecerte más detalles o colaborar en tu investigación.

EL VIRREY BERCIANO . DON LOPE GARCIA DE CASTRO Y BAEZA DE GRIJALBA .
http://estefaniabuono.blogspot.com/2008 ... ia-de.html

Saludos
Sandra Fernandez
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Ruy Garcia de Castro

Mensaje por Samuel c o castro »

Prezada Sandra Fernandez,

Muito obrigado pela indicação do link do blog da Fanny, pessoa a qual já havia mantido contato e forneceu-me interessantes dados sobre o grupo familiar de D. Lope Garcia de Castro y Baeza de Grijalba. Infelizmente ela também não tem dados da ascendência do Ruy Garcia de Castro.

Maravilhosa semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Responder