Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona)

Procuras de familiares
Responder
Avatar de Usuario
Montargil
Mozo
Mozo
Mensajes: 16
Registrado: 19 Abr 2005, 09:00
Ubicación: Portugal
Contactar:

Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona)

Mensaje por Montargil »

Caros Confrades,

No meu projecto de pesquisa genealógica de Galícia, um dos ramos "maternos" tem como origem Cividanes, Salcidos, (Tui) e do qual descendo:

01 Maria Antónia de Barros, n. 05\11\1745
02 Lucas de Barros
03 Maria de Cividanes
04 Francisco de Barros
05 Domingas Gomes
06 Domingos de Cividanes
07 Ana de Peniza, n.1660-1680.

Vários familiares dos precedentes, eram vizinhos de La Guarda, e Bayonna.

Vários casamentos (séc. XVIII, XIX, XX), foram realizados entre estas familias (de Cividanes, De La Yglesia, De Barros, Avilés) e os Martins da Rua, Alves Bispo, e Vieiras, Do Rego, naturais de Santa Maria de Vinha de Areosa, Viana do Castelo, e outros mais....(da Fonte, Lomba, Ramos, ).

Em 1524 Joam Martins da Rua, (que fazia a rota Madeira - Flandres) a nau + carga + tripulação foram vitimas do corsário Jean Ango "senhor" do porto de Dieppe (França), acto de corso registado no ARTT, Lisboa.
Existem outros nomes na família, também de mercadores ou pilotos, cirurgião, militar etc. e que actualmente estão em espera num "processo de análise e validação paleografica".

Recordo que o território de entre o rio LIMA e rio MINHO pertenceu até 1544 (outros referem 1444), à Sé de Tui. Ora era justamente, Santa Maria de Vinha de Areosa, (Viana do Castelo) cabeça de todo este território e que dependia de Tui.

Tudo me leva a crer que:

1). a família De Cividanes dispunha de meios... barcos, financiamento ou dedicava-se ao "Merchandise Joint Venture", ou seria a família De Barros os "Mercadores - Banqueiros" aliados com outras familias....

2). os casamentos das famílias referidas da Galicia do "rio Minho" com os primos da Galicia do "rio Lima", são anteriores ao sec. XVIII.

Quem estará interessado de compartilhar informações..?

Agradeço toda e ou qualquer informação genealógica ou histórica.

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos
Avatar de Usuario
Montargil
Mozo
Mozo
Mensajes: 16
Registrado: 19 Abr 2005, 09:00
Ubicación: Portugal
Contactar:

Mensaje por Montargil »

:D , Olá Celso Milleiro,

Venho perguntar-te se tens progredido nos teus Cividanes da Guarda?...eu muito pouco... o tempo voa.
Mas queria saber :

-se tens a Toribia de Cividanes (da Guarda, sec XVIII).
-se tens comentários sobre a lista de meus antepassados (publicados na menssagem precedente).
- se tens conhecimento de uma "Companhia de algodão,transportes, Brasil e especiarias", era este o nome, que deveria estar representada em Bayona, ou na Guarda, desde 1520, 1550 (+ ou -) e que fazia as rotas do Norte, Américas e India (Goa,Damão,Diu...).

Saudações Galegas de Viana do Castelo.

Luís Filipe Vieira Santos
Avatar de Usuario
Milleiro
Super Foreiro
Super Foreiro
Mensajes: 1306
Registrado: 04 Nov 2001, 09:00
Ubicación: Galiza
Contactar:

Mensaje por Milleiro »

Olá Luis Filipe,
Tenho parado a minha procura desde há tempo por motivos pessoais, mas vejo as mensagens desta web cada certo tempo...e também as suas. Estarei ao tanto quando vaia a Tui a investigar os meus Cividães.
Cumprimentos
Xavier
Avatar de Usuario
Montargil
Mozo
Mozo
Mensajes: 16
Registrado: 19 Abr 2005, 09:00
Ubicación: Portugal
Contactar:

Mensaje por Montargil »

:D Olá XAVIER,
Já sabes...fico á espera...e se tiver mais informações ponho-as aqui....
Escrevi Toribia...enganei-me, em Galego (mas também está escrito no assento) TURIBIA.

um abraço

Luís Filipe


Milleiro escribió:Olá Luis Filipe,
Tenho parado a minha procura desde há tempo por motivos pessoais, mas vejo as mensagens desta web cada certo tempo...e também as suas. Estarei ao tanto quando vaia a Tui a investigar os meus Cividães.
Cumprimentos
Xavier
Avatar de Usuario
Milleiro
Super Foreiro
Super Foreiro
Mensajes: 1306
Registrado: 04 Nov 2001, 09:00
Ubicación: Galiza
Contactar:

Mensaje por Milleiro »

Ola Luis Filipe,
Olhaste este tópico de Geneaportugal?:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=105459
Saudos
Milleiro
Avatar de Usuario
Montargil
Mozo
Mozo
Mensajes: 16
Registrado: 19 Abr 2005, 09:00
Ubicación: Portugal
Contactar:

Mensaje por Montargil »

:D Viva Xavier,
Não, por acaso não o tinha lido.... Vou comunicar com ela e sugerir-lhe também este forum...Precisas de algo ou tens ligações com estes apelidos de Santa Maria?

Boas Pascoas,

Luís Filipe
Milleiro escribió:Ola Luis Filipe,
Olhaste este tópico de Geneaportugal?:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=105459
Saudos
Milleiro
Avatar de Usuario
Milleiro
Super Foreiro
Super Foreiro
Mensajes: 1306
Registrado: 04 Nov 2001, 09:00
Ubicación: Galiza
Contactar:

Mensaje por Milleiro »

A minha genealogia da Guarda está pouco estudada, chego a começos do XIX. Há alhuns Cadilhe (grafiado Cadilla) e Cividães (grafiado Cividanes).
Sobre as relações "genealogigas" entre ambas beiras do Minho, encontramos outro tópico em Geneaportugal sobre o apelido Cadilhe em Póvoa de Varzim, que também liga com A Guarda (Galiza):
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=95954
Felizes Pascoas
Milleiro
Avatar de Usuario
tavares
Novo
Novo
Mensajes: 4
Registrado: 21 Jul 2009, 00:29
Ubicación: Lisboa
Contactar:

Re: Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona

Mensaje por tavares »

Ora,também passa pelos Martins da Rua a minha psquisa
saudações
luis t
Avatar de Usuario
Montargil
Mozo
Mozo
Mensajes: 16
Registrado: 19 Abr 2005, 09:00
Ubicación: Portugal
Contactar:

Re: Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona

Mensaje por Montargil »

Olá Luis Tavares, realmente há muito tempo que não vinha por aqui..... o tempo... ora que tenho pesquisas a fazer para Padrón.... o nosso avô mais antigo está registado num pedido ao rei afins de se fazer re-embolsar a perda no tribunal de Bruges creio, (tenho as antigas cotas da Torre do Tombo):
Em 1524 Joam Martins da Rua, (que fazia a rota Madeira - Flandres) a nau + carga + tripulação foram vitimas do corsário Jean Ango "senhor" do porto de Dieppe (França), acto de corso registado no ARTT, Lisboa.
 
Avatar de Usuario
tavares
Novo
Novo
Mensajes: 4
Registrado: 21 Jul 2009, 00:29
Ubicación: Lisboa
Contactar:

Re: Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona

Mensaje por tavares »

Realmente Luís Filipe é uma óptima novidade a descoberta desta linha...
Abç
lt
Avatar de Usuario
Montargil
Mozo
Mozo
Mensajes: 16
Registrado: 19 Abr 2005, 09:00
Ubicación: Portugal
Contactar:

Re: Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona

Mensaje por Montargil »

pois.... foi na cidade das luzes que consegui a referencia a um livro publicado em Portugal, graças a uma amiga prof na Sorbone.... não parece mas é muito... basta dizer que +/- na mesma época quem estava á frente da "real missão portuga" era um Francisco Martins da Rua, mas este nada tem a ver com Sta Maria de Vinha...
Agora acabo de ver que o meu avô galego também Martins e "imigrado" para Borba, desde Padrón, na realidade nasceu em Sta Maria da Iria Flavia...... éh, éh, éh.... daí que Santos, +eh, +eh, éh..Claro que o Vieira abençoa o Santiago. Abr.
 
Gongora86
Novo
Novo
Mensajes: 2
Registrado: 25 Feb 2017, 19:57

Re: Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona)

Mensaje por Gongora86 »

Hola,
Veo este foro tres años tarde. Quería comentar que soy descendiente de los Cividanes de A Guarda, sur de Galicia. Mi tatarabuelo, nacido en A Guarda en 1852 y fallecido en Uruguay en 1931, era nieto de Maria de Cividanes. Así consta en la partida de nacimiento que me facilitaron en la parroquia de Camposancos hace unos años. Ahora estoy creando un árbol genealógico y me gustaría recopilar información sobre la familia Cividanes, de la que no tenía constancia hasta indagar en la partida de nacimiento de mi tatarabuelo.

Espero que podamos colaborar.

Saludos.
Avatar de Usuario
Montargil
Mozo
Mozo
Mensajes: 16
Registrado: 19 Abr 2005, 09:00
Ubicación: Portugal
Contactar:

Re: Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona)

Mensaje por Montargil »

O meu trisavô (pai do bisavô ou tataravô), Francisco Benito Yglesia era filho de Benita Antónia Yglesia, baptisada a 14 Dez 1786 em San Lorenzo de Salcidos, Cividanes, Tuy. Benita Antónia sendo filha de Joseph Yglesia casado a 1ra vez com Rosalia Vicente (falecida a 28 Out 1778) e a 2da vez a 03 Fev 1779 com Maria Antónia de Barros (ambos viúvos e 2do casamento dos dois).
Joseph Yglesia (baptisado a 01 Mar 1734) era filho de Francisco de la Yglesia casado com Maria Perez (antes de Jun 1731?).
Maria Antónia baptisada a 05 Nov 1745 e o 1ro casamento a 04/02/1770, com Alonso Luís da Silva, português, filho de António Luís da Silva e de Esperanza Fernandes, todos do Reino de Portugal, residindo em Salcides (seguramente que deve ter havido filhos deste 1ro casamento).
Maria Antónia era irmã da Rosa Benita (esta baptisada a 26 Jan 1748) ambas eram filhas de Lucas de Barros casado (antes de Fev 1745?) com Maria de Cividanes, ele sendo filho de Francisco de Barros casado com Domingas Gomes e ela filha de Domingos de Cividanes cc Ana de Peniza.
Caro parente é tudo que consegui até agora, sabendo que a família Cividanes continua em Salcidos e outros no Brasil, também lhe envio a seguinte descripção:
(Véxase en Toponimia de A Guardia, de D. Juan Domínguez Fontela, o artigo “ Fuente da Cal”).
Hai alí unha fonte pública e lavadoiros cubertos e, ademais, un precioso cruceiro do século XVIII coa seguinte inscrición:
SSMO CHRISTO DE LA MISERICORDIA.
A DEVOCIÓN DE JOSE CIVIDANES Y
SU MUJER YSABEL PENIZA. AÑO DE 1762.

Agradeço se tiver dados complementares compartilos aqui no Forum Xenoloxia de Galicia.
Saludos.
 
Gongora86
Novo
Novo
Mensajes: 2
Registrado: 25 Feb 2017, 19:57

Re: Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona)

Mensaje por Gongora86 »

Muchas gracias por la pronta respuesta. :)
La información que me has pasado es muy útil y te lo agradezco mucho. Hace unos años obtuve la partida de nacimiento de mi tatarabuelo materno Hipólito Rodríguez (1852-1931), nacido en A Guarda, Pontevedra, Galicia. Él emigró a Uruguay cuando era joven. En su partida de nacimiento, registrada en la Parroquia Nuestra Señora de la Visitación de Camposancos, Tuy, consta que sus padres eran José Rodríguez y Rosa Domínguez. Sus abuelos paternos eran Benito Rodriguez y Maria Cividanes. Según mis cálculos, si mi tatarabuelo Hipólito nació en 1852, su abuela Maria de Cividanes tuvo que haber nacido como mínimo en 1800 (pongamos un margen de 1790 a 1810). Por lo tanto, no corresponde con los datos de la Maria de Cividanes que tú tienes. Sin embargo, comparten nombre, apellido y procedencia geográfica.

Sería interesante averiguar si es la misma Maria de Cividanes y, si no lo es, qué relación une a ambas. ¿Primas? ¿Tía y sobrina tal vez?
Un abrazo.
Ariela Sividanes
Novo
Novo
Mensajes: 3
Registrado: 10 Oct 2019, 00:10

Re: Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona)

Mensaje por Ariela Sividanes »

Estimados amigos do Foro Cividanes.

Meu nome é Ariela Sividanes Cavalcante Albini, sou casada e moro atualmente na cidade de Curitiba/PR. Assim como todos deste fórum eu procuro saber o seguinte: O local de nascimento do meu Bisavô Manoel Antonio Cividanes Gonçalves e dados que me ajudem a descobrir mais sobre meu trisavô Ramão Bento Cividanes.
Também sei que pode haver erros na escrita dos nomes, pois aqui no Brasil muito antigamente não se sabia escrever da forma correta.

A história do sobrenome da minha família Cividanes, surgiu assim:

Meu bisavô Manoel Antonio Cividanes Gonçalves casou-se Percilia Gil e Gil aqui no Brasil, ambos eram legitimamente Espanhóis, esta informação que tenho em mãos trata-se de um documento oficial referente a Certidão de Casamento em inteiro teor.

Na certidão de casamento consta as informações:
Data do casamento: 23 de Setembro de 1900
Manoel Antonio Cividanes Gonçalves, 22 anos (ano de nascimento 1878), solteiro, artista, natural da Espanha. Filho de Ramão Bento Cividanes Ucha e Maria Niculau Gonçalves e Gonçalves.
Percilia Gil e Gil, 16 anos, solteira, natural da Espanha. Filha de Griogorio Gil e Gemenes e Augustinha Gil Rodrigues.
Testemunhas: Ricardo Vicente Hespanhol, 25 anos
Generoza Trigo Gonçalves, 28 anos
José Trigo

Manoel Antonio Cividanes Gonçalves e Percilia Gil e Gil (meus bisavós), tiveram filhos e dentre estes o meu avô José Sevidanes nascimento 13 de Maio de 1923, cidade Alegre no estado do Espírito Santo-ES. Meu avô José Sevidanes faleceu em 11 de Abril de 2000.

Meu avô José Sevidanes casou-se com minha avó Juraci dos Santos Sividanes e eles tiveram 12 filhos e entre estes, minha mãe Penhas dos Santos Sividanes Cavalcante. (casada e em vida e eu sou filha desta senhora).

meu e-mail de contato é albiniariela@gmail.com
celular +55 (41) 99810-0758
FerCrespo
Mozo
Mozo
Mensajes: 30
Registrado: 20 Dic 2021, 14:59

Re: Família Cividanes (Salcidos-Cividanes, A Guarda e Baiona)

Mensaje por FerCrespo »

Hola, es la primera vez que participo así que perdonad si no me expreso bien.
Familia Cividanes podéis encontrarla en Vigo, Pontevedra. Durante años se han dedicado al comercio téxtil.
Espero haber ayudado
Responder