Dossem / Ocem / Sem / Docem

Procuras sobor de apelidos ou temas relacionados
Responder
ANTONIO DOSSEM
Novo
Novo
Mensajes: 8
Registrado: 01 Ene 2009, 20:59

Dossem / Ocem / Sem / Docem

Mensaje por ANTONIO DOSSEM »

Tamén pode ser OCEM, SEM, DOCEM.
Me gustaba saber cal a orixe do nome DOSSEM, tamén OCEM, CEM, DOCEM y SEM
Jose Alberto Allen
Novo
Novo
Mensajes: 5
Registrado: 24 Jul 2012, 15:13

Re: Dossem / Ocem / Sem / Docem

Mensaje por Jose Alberto Allen »

Pedro Sem, Pedro Docem, etc

Sugiro a leitura deste artigo http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Pedro-Sem porém lhe digo que há bastante controvérsia sobre a origem de PEDRO SEM.
Cumprimentos
José Alberto Allen
ANTONIO DOSSEM
Novo
Novo
Mensajes: 8
Registrado: 01 Ene 2009, 20:59

Re: Dossem / Ocem / Sem / Docem

Mensaje por ANTONIO DOSSEM »

Boa tarde, Sr. Allen. Tenho andado afastado do Genea. Já não sabia de si há longo tempo. Tivemos a oportunidade de trocar algumas impressões sobre os Dossem e suas variantes, já lá vão uns anos. Agradeço o seu interesse e, aproveitando o ensejo, quero prestar uma informação curiosa. Em consulta dos registos paroquiais através do etombo, concluí que o apelido que os meus avô e bisavó tinham (Dossem) foi resultante de uma natural (?) alteração do apelido original do meu trisavô que era DOCE. Sendo um apelido galego, quando o trisavô veio para Portugal começou a alteração, passando a D'osse e transformando-se rapidamente, talvez pelo facto deste ser mais comum, em Dossem. Assim, verifica-se uma situação de erro efectivado num curtíssimo espaço temporal. Entretanto já estive na Galiza, e está a ser feita busca nos registos da paróquia. Isto, só para lhe dar um apontamento dos meandros e sujeições a erros a que nos expomos por vezes, nestas andanças de genealogias e outras. Um abraço. Armando Santos Martins
Me gustaba saber cal a orixe do nome DOSSEM, tamén OCEM, CEM, DOCEM y SEM
Responder