Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Investigación de xenealoxías
Responder
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Samuel c o castro »

Prezados Colegas,

Se por acaso algum colega tiver a obra "Notas genealógicas Viguesas", Volume 1, de Julio Alonso Gregorio-Espino, peço o especial favor de informar o que consta na página 308 sobre a ascendência e descendência ali constante do apelido Castro.

O interesse é saber a ascendência da Úrsula de Castro, bem como do Diego Ozores de Castro, constantes da página 309. Os descendentes de ambos, e de possíveis irmãos, também me interessam.

Ficarei muito grato pelas informações. Abraço fraterno.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Avatar de Usuario
Edmundo
Mozo
Mozo
Mensajes: 34
Registrado: 11 Jun 2004, 09:00
Contactar:

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Edmundo »

Hola,

Lo pedido:
"GENEALOGIA
I ALVARO DE OYA, enterrado en la Iglesia de San Vicente de Mañufe
Su nieto:
III TRISTÁN DE OYA, Señor de los Cotos de Piñeiro y Moldes; t en 1545. Cmc.MAYOR FERNÁNDEZ DE ACUÑA. sus hijos:
a)Álvaro de Oya, heredero del Coto y Jurisdicción de Piñeiro. Cmc. Inés Álvarez de Cadaval, de la Casa de Budiño. (Sin Sucesión).
b) María Sánchez. Cmc.Diego Troncoso.
e) Sancha de Mera.
d) Ana de Oya,
e) Beatriz Vázquez. Cmc. Andrés López Arcaraso.
f) Teresa de Oya, (en IV).
IV TERESA DE OYA, heredera del Coto y Jurisdicción de Piñeiro. Cmc. SAN JUAN DE CASTRO.
Sus hijos:
a) Gregorio de Castro y Oya, (en V).
b) Ana de Castro.
c) Catalina de Castro.
V GREGORIO DE CASTRO Y OYA, Señor de Piñeiro; Capitán de la guarnición de Monterreal; Rexidor de Bayona y Alcalde de la Villa de Gondomar. Cmc. MARÍA DE CARBALLIDO.
Sus hijos:
a) Catalina. Cmc. Espladian de Cea.
b) Juan, Mercader en Sgo. de C.
c) Pedro, célebre Médico y Pedagogo, introductor en Italia de la enseñanza de sordo-mudos y en la Academia de Medicina de París demostró que las ondas sonoras podían transmitirse a dichos enfermos.
d) María, b. en Bayona el año 1593. Cmc. Diego de Cea Marlño, hl. D. Fructuoso de Cea Mariño y Da Constanza Méndez de Gondar; de la Casa de Cea de Nigrán; Capitán de Caballos y Sargento Mayor de Monterreal (Bayona). (Sigue en Cea). De aquí vienen las familias de Cea Naharro, Cea Rey, Alfaro Martínez y Malvar Taboada.
e) Miguel, Licenciado y Presbítero; Abad das Eiras; F.S.O.
f) Úrsula, (en VI-A)
g) Ambrosio, Alférez de Flandes y Sargento Mayor en Bayona. Cmc. Francisca de Barros. Padres de:
1) Manuela de Castro y Barros. Cmc. Jerónimo Faxardo.
h) Teresa, religiosa dominica en Bayona.
i) Gregorio, (en VI-B).
j) Sara, religiosa dominica en Bayona.
h) Inés, religiosa dominica en Bayona.
j) Felípa Cmc. Nicolás de Lira Pereira, de Portugal.
Padres de:
1) Diego de Lira y Castro, C.O.M.S. Cmc. Benita de Oya Ozores, de la Casa de Atios. (Sin Sucesión).

Pereira de Castro y Castro

VI-A ÚRSULA DE CASTRO OYA YCARBALLIDO. Cmc. JUAN PEREYRA DE CASTRO, Capitán.
Sus hijos:
a) Gregorio, (en VII-A-1).
b) Isabel, (en VII-A-2).

Castro Ozores

VII-A-1 GREGORIO DE CASTRO, Comisario Gral. de la Caballería Española en Flandes. Cmc. FRANCISCA OZORES DE SOTOMAYOR, hl. D. Alonso y Da Paula Pereira PalIares, de Santa María de Vide (Las Nieves).
Su hija:
VIII-A-1 ÚRSULA DE CASTRO. Cmc. ALONSO ARIAS DE SAAVEDRA, Caudillo de las Gentes Armadas de Porriño, de la Casa de la Gulpilleira; hl. D. Alonso, Capitán de Milicias, y de Da María de Ceta, de la Casa de Bayona.
Su hijo:
IX-A-1 JUAN ANTONIO ARIAS DE SAAVEDRA.Cmc MARÍA JACINTA OCHOA CRESTELO, hija del Capitán D. Lucas Ochoa Orcasitas y sobrina de D. Francisco Ochoa Orcasitas, alistado como noble en Vigo el año 1701.
Su hija:
X-A-1 MARÍA FRANCISCA ARIAS DE SAAVEDRA. Cmc. JUAN ANTONIO PATIÑO DE LA CHICA, 4to Duque de Patiño. (Sigue en Patiño de la Chica). De este matrimonio desciende la familia de Espinosa Rodríguez."

Un saludo,

Edmundo.
 
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Samuel c o castro »

Prezado Edmundo,

Muitíssimo obrigado pelas importantes informações, que me serão extremamente úteis.

Para que eu possa fazer a devida referência bibliográfica, peço-lhe o especial favor de informar em que ponto das informações acima tem início as páginas correspondentes do livro.

Também peço-lhe a gentileza de descrever a descendência do: i) Gregorio, (en VI-B).

Ratifico meus agradecimentos. Forte abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Avatar de Usuario
Edmundo
Mozo
Mozo
Mensajes: 34
Registrado: 11 Jun 2004, 09:00
Contactar:

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Edmundo »

Estimado Samuel,

Si me das un direccion de correo te mando un pdf con la susodicha descendencia, se alarga bastante para colgarlo todo aqui...

Un saludo,

Edmundo.
 
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Samuel c o castro »

Prezado Edmundo,

Poderás enviar os dados para castro.genealogia ARROBA ig.com.br .

Muitíssimo obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Samuel c o castro »

Prezado Edmundo,

Poderás enviar os dados para castro.genealogia ARROBA ig.com.br .

Muitíssimo obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Samuel c o castro »

Prezado Edmundo,

Poderás enviar os dados para castro.genealogia ARROBA ig.com.br .

Muitíssimo obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Samuel c o castro »

Prezado Edmundo e DEMAIS COLEGAS,

Na obra em referência, na pg 304, consta a sequência genealógica que abaixo apresento.

Estou estranhando a SEQUÊNCIA da descendência das gerações XVI, XVII e XVIII.

Algum colega teria condições de confirmar se está correta esta sequência de gerações?

Antecipo agradecimentos. Abraço a todos.

Samuel de Castro

x

"XIV - FERNANDO 'DE CASTRO, después PEDRO BERMÚDEZ DE CASTRO, por imposición de su suegro;
Señor de La Panela y Nogueira. Cmc. INÉS DE RIOBÓO, Señora de los Estados de Monstans, hija de
D. Pedro Bermúdez, Señor de La Penela.
Sus hijos:
a) Fernando Bermúdez de Castro, (en XV).
b) Gonzalo, Señor de Nogueira.

Cmc. Teresa de Andrade.
c) Pedro Bermúdez de Castro.

XV FERNANDO BERMÚDEZ DE CASTRO, Señor de La Penela y Monstans. Cmc. ELVIRA DE ULLOA, Señora de Villar de Prego y Silva.
Su hija:

XVI - CONSTANZA BERMÚDEZ DE CASTRO, Muy Ilustre Señora de La Penela. Cm. con el Muy Magnífico Señor RUY DE SOÑEIRO.
SU hijoe

XVII - LUPO BERMÚDEZ DE RIOBÓO y CASTRO, Señor de La Penela; mejoró mayorazgo en 1551. Cmc. URRACA RODRÍGUEZ DE MOSCOSO.
Su hijo:

XVIII - RUY SOÑEIRO BERMÚDEZ DE CASTRO,Señor de La Penela. Cmc. MARÍA BERMÚDEZ.
SU hijo:

XIX - JUAN ROMERO DE CASTRO, Señor de La Penela. Cmc. MARÍA DE LEYS, de la Torre de ABo.
Su hijo:

XX - CARLOS BERMÚDEZ DE CASTRO, Señor de La Penela; mejoró en 1694. Cmc. ANDREA VEREA VILLAR DE FRANCOS, que mejoró Anceis, agregando sus bienes en 1687. '
Su hija:

XXI - FRANCISCA BERMÚDEZ DE CASTRO."
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Avatar de Usuario
Edmundo
Mozo
Mozo
Mensajes: 34
Registrado: 11 Jun 2004, 09:00
Contactar:

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Edmundo »

Las secuencias XVI, XVII y XVIII son correctas. El testamento de Roy se encuentra en el Archivo Catedralicio de de Santiago ACS/LD 16 "Testamento otorgado por Roi Soneira de Riobó, vecino de la ciudad de Santiago 1499-06-25"
De Lopo hay escrituras notariales en AHUS, que se pueden consultar por internet.
Y Ruy, el XVIII, tiene al menos una hermana llamada Ines que contrajo matrimonio con Pedro Graiño de Lamas y Señorans.
Sobre la descendencia de Ruy no se nada mas y sobre la ascendencia de Constanza Bermudez de Castro tampoco, aunque a mi me parece dudosa...

Un saludo.
 
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Samuel c o castro »

Estimado Edmundo,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Eu tinha a seguinte sequência do ramo em questão, que creio estivesse errada.

Constança Bermudez de Castro (ou Constança de Rioboo e Leis) c. c. Rui de Soneira de Rioboo – Fhs:
A) João Romero Bermudez de Castro c. c. Maria de Leis – Fhs:
1) Lorenzo Bermudez de Castro c. c. .........................? – Fhs:
a) Francisca Bermudez de Castro c. c. Benito Sarmento de Valadares Figueiroa

Além da sequência errada acima, eu tinha uma anotação de que o João Romero seria filho de um Lopo Bermudez de Castro e de Urraca Rodrigues de Moscoso.

Observando a sequência que acima expus, em 9.2.2013, que a última pessoa ali listada a Francisca era c. c. Benito acima citado, noto que não bate e a sua confirmação de que está correta aquela sequência, creio poderei corrigir a falha que anteriormente havia cometido.

Se tiveres informações a serem comentadas, sobre ambas as sequência, ficarei muitíssimo agradecido, pois os seus conhecimentos dessa linhagem, serão sempre muito bem vindos.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
Samuel c o castro
Foreiro Maior
Foreiro Maior
Mensajes: 182
Registrado: 15 Jun 2009, 13:24

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por Samuel c o castro »

Estimado Edmundo,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Eu tinha a seguinte sequência do ramo em questão, que creio estivesse errada.

Constança Bermudez de Castro (ou Constança de Rioboo e Leis) c. c. Rui de Soneira de Rioboo – Fhs:
A) João Romero Bermudez de Castro c. c. Maria de Leis – Fhs:
1) Lorenzo Bermudez de Castro c. c. .........................? – Fhs:
a) Francisca Bermudez de Castro c. c. Benito Sarmento de Valadares Figueiroa

Além da sequência errada acima, eu tinha uma anotação de que o João Romero seria filho de um Lopo Bermudez de Castro e de Urraca Rodrigues de Moscoso.

Observando a sequência que acima expus, em 9.2.2013, que a última pessoa ali listada a Francisca era c. c. Benito acima citado, noto que não bate e a sua confirmação de que está correta aquela sequência, creio poderei corrigir a falha que anteriormente havia cometido.

Se tiveres informações a serem comentadas, sobre ambas as sequência, ficarei muitíssimo agradecido, pois os seus conhecimentos dessa linhagem, serão sempre muito bem vindos.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro
Intereí§o-me por dados genealógicos de todos os ramos da famí­lia Castro.
V.Q.F.
Novo
Novo
Mensajes: 7
Registrado: 11 Abr 2021, 21:58

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por V.Q.F. »

Boa tarde,

Coloquei aqui no fórum a seguinte mensagem:

viewtopic.php?f=11&t=13712

Sou descendente de Antónia de Araújo de Gondar Sotomayor, que casou em Melgaço, Santa Maria da Porta, a 1.7.1684 com Manuel Pereira de Lira.

Antónia de Araújo de Gondar Sotomayor era filha de Francisco Pinheiro de Figueiroa e de sua mulher Antónia de Araujo de Gondar; neta materna de António da Rosa e de sua mulher Constança Mendes de Araújo.

Creio que Constança Mendes de Araújo era proveniente da Galiza de onde vieram os apelidos Araújo Gondar e Sotomayor.

Na sua mensagem menciona "Constanza Mendez Gondar".

Será que conhece o casamento de Constança Mendes de Araújo na Galiza, cerce de 1615?

Muito obrigado,
Vasco Fernandes
V.Q.F.
Novo
Novo
Mensajes: 7
Registrado: 11 Abr 2021, 21:58

Re: Notas Genealógicas Viguesas, Volume 1

Mensaje por V.Q.F. »

Boa tarde,

Retomando o meu pedido de ajuda na mensagem anterior, localizei os seguintes dados numa página do genealogista Breogán de Amoedo, que apresentam vários indícios de se poderem tratar dos pais de Constança Mendes de Araújo:

1 - Gonçalo Mendez de Gondar c.c. Antónia Rodriguez de Araújo, filha de Pedro Rodriguez de Araújo e de sua mulher Constança Fernandez de Bugarim, e tiveram:
2- António de Sotomayor

(https://gw.geneanet.org/breogan?lang=en ... +de+araujo)

- Neste casal, o pai tem o apelido Mendez e a mãe o apelido Araújo, como Constança Mendes de Araújo.
- A mãe chama-se Antónia, como o nome da filha de Constança Mendes de Araújo, Antónia de Araújo de Gondar, que teve uma filha nomeada Antónia de Araújo de Gondar Sotomayor (conforme mensagem supra).
- A mãe de Antónia chama-se Constança.

Agradecia qualquer informação relativa ao casal Gonçalo Mendez de Gondar e sua mulher Antónia Rodriguez de Araújo, nomeadamente, as datas de nascimento e/ ou casamento, e os respetivos locais.

Muito obrigado,
Vasco Fernandes
Responder