Pedia ajuda para certas buscas em Santa Cristina de Vilariño, Rairiz de Veiga, Orense

Investigación de xenealoxías
samonteiro
Novo
Novo
Mensajes: 8
Registrado: 27 May 2014, 20:22

Pedia ajuda para certas buscas em Santa Cristina de Vilariño, Rairiz de Veiga, Orense

Mensaje por samonteiro »

Doña Maria Teresa Peaguda Feijóo y Novoa, filha de Don Francisco Peaguda Feijóo, natural da freguesia de Erdeño, e e de sua mulher Doña Maria Antónia Feijóo y Novoa, natural da freguesia de Santa Cristina, da Casa e Quinta de Vilariño, municipio de Rairiz de Veiga, bispado de Orense, casou com Manuel Pinto Pereira Velho, administrador do vínculo da Santíssima Trindade, e senhor das Casas do Burgo e Capela, da Quinta da Pena, etc., tudo na freguesia de Sernande, Felgueiras.
Não me sendo possível (muito menos agora) uma deslocação a Orense para tentar encontrar quer o baptismo de D. Maria Teresa Peaguda Feijóo y Novoa, quer o casamento de seus pais, que se deverá ter realizado na paróquia de "Santa Cristina, da Casa e Quinta de Vilariño, bispado de Orense", de onde era natural a mãe dela, D. Maria Antónia Feijóo y Novoa.
Segundo informação do prezado “Millafre”, estará no Archivo Histórico Diocesano de Ourense “y según veo en el Inventario de Fondos Parroquiales, tienen las siguientes fechas límites: B 1650-1918, C 1651-1918, D 1650-1922”.
O nascimento da única filha do casal Manuel Pinto Pereira Velho e Doña Maria Teresa Peaguda Feijóo y Novoa, Maria Rosa, foi a 02/01/1748, na freguesia de Sernande, Felgueiras, sendo os pais moradores na sua Casa e Quinta da Capela, a mesma que veio a falecer menor a 30/08/1754.
Assim sendo, o casamento de Manuel Pinto Pereira Velho com Doña Maria Teresa Peaguda Feijóo y Novoa ter-se-á realizado em Santa Cristina de Vilariño, Rairiz de Veiga, Orense, cerca de 1747 ou antes. E o nascimento/baptismo de Maria Teresa cerca de 1727, +/-.
Com as suas indicações consegui descobrir um site no Google sobre Santa Cristina de Vilariño. E nele, para minha satisfação, encontrei fotografias e a referência à "Casa dos Morgado, con escudo de los Feixóo y Sotelos".
Dada a coincidência no apelido Feijóo (ou Feixóo, em bom galego), parece-me não restarem muitas dúvidas de que se deve tratar da mesma casa e família.
Um dos escudos, nitidamente mais antigo (século XVI-XVII) estão as armas dos Feixóo em pleno, sem elmo nem timbre.
O 2º escudo não deixa dúvida para a identificação de ser esta a casa da família aqui referida: um escudo esquartelado, tendo no 1º quartel as armas dos Feixóo; no 2º, três árvores (Cerecedo? Fanego? ou mais provavelmente Pardo?); no 3º quartel, indiscutivelmente, as armas dos Novoa; e no 4º dos Sotelo.
Existem ainda 2 fotos que desconheço se têm alguma relação com esta casa: uma capela e a "Figura de un guerrero, de origen desconocida".
Agradecia a quem tiver possibilidade de encontrar quer o casamento referido, quer o nascimento de Maria Teresa, em Santa Cristina de Vilariño, me pudesse ajudar, pois encontro-me a preparar publicação sobre os VELHOS – Administradores do vínculo da Santíssima Trindade e senhores da Casa da Capela, em S. João de Sernande, concelho de Felgueiras.
Antecipadamente grato.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro
Responder